A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DIREITO FINANCEIRO – ABDF foi fundada em fevereiro de 1949, por um grupo de tributaristas liderado por Gilberto de Ulhôa Canto, do qual participaram, entre outros, Erymá Carneiro, Tito Rezende e Rubens Gomes de Sousa.
O principal objetivo da ABDF é estimular estudos e debates sobre temas relativos ao Direito Tributário e Financeiro, no Brasil e no mundo. Para tanto, realiza congressos, cursos, seminários, palestras, mesas redondas e eventos afins, bem como representa com exclusividade no Brasil duas das mais relevantes instituições internacionais especializadas no tema: a International Fiscal Association (IFA) e o Instituto Latinoamericano de Derecho Tributario (ILADT).
Betina Trieger Grupenmacher é a atual Diretora-Presidente da ABDF, que sucedeu Heleno Taveira Torres.
O primeiro Diretor-Presidente da instituição foi Tito Rezende, que exerceu a função por 18 anos. Foi sucedido por Gilberto de Ulhôa Canto, cujo mandato foi exercido por 28 anos, até o seu falecimento, em 1995. Agostinho Tavolaro foi, então, eleito para o cargo e o ocupou até 1998, quando o comando da instituição foi transferido a Condorcet Rezende. Em 2005, Ricardo Lobo Torres assumiu a posição, transferindo-a, em 2010, a Sacha Calmom Navarro Coelho. Gustavo Brigagão assumiu a presidência em 2015 e a exerceu até 2021, transferindo-a, no mesmo ano, a Heleno Taveira Torres. Em 2024, Betina Trieger Grupenmacher foi eleita, destacando-se como a primeira mulher a assumir a presidência da instituição.
Com o objetivo de incentivar a pesquisa, a produção científica e o estudo do Direito Tributário, a ABDF organiza e apoia eventos com repercussão nacional e internacional. Ao longo desses anos, coube à ABDF organizar diversos eventos marcantes, entre os quais, destacaram-se: as III Jornadas Latinoamericanas de Derecho Tributario (São Paulo, 1962); as III Jornadas Luso-Hispano-Americanas de Estudios Tributarios (Rio de Janeiro, 1968); as XI Jornadas Latinoamericanas de Derecho Tributário (Rio de Janeiro, 1983); o 43° Congresso da International Fiscal Association – IFA (Rio de Janeiro, 1989); as XX Jornadas Latinoamericanas de Derecho Tributario (Salvador, Bahia, 2000); o I Congresso Internacional de Direito Tributário do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, 2005); o II Congresso Internacional de Direito Tributário do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, 2007); o III Congresso Internacional de Direito Tributário do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, 2014); o 71° Congresso da International Fiscal Association – IFA (Rio de Janeiro, 2017); o IV Congresso Internacional de Direito Tributário do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, 2019); V Congresso Internacional de Direito Tributário do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, 2020) e o VI Congresso Internacional de Direito Tributário do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, 2022).
Houve e há, ainda, os eventos promovidos rotineiramente pela instituição, com o objetivo de incentivar a discussão e o debate sobre temas atuais relativos ao Direito Tributário. Destacam-se, entre esses eventos, o Curso PJT, que se dedica à visitação dos mais variados temas fiscais sob o enfoque precípuo da jurisprudência; as mesas redondas promovidas pela ABDF Jovem e os ciclos de debates e conferências organizados pela ABDF no Brasil, no âmbito da WIN – Women of IFA Network.