I Seminário Internacional sobre Mediação Tributária – 20 e 21 de maio

O Seminário Internacional de Mediação Tributária se insere na Etapa 1 do “Projeto Piloto de Mediação Tributária”, que está sendo implementado na cidade de Porto Alegre por uma Comissão tripartite da ABDF, ABRASF e PGM e SMF do Município de Porto Alegre.

O evento tem por objetivo conhecer, estudar, difundir e fazer a convergência das diversas experiências nacionais e estrangeiras acerca dos métodos preventivos, alternativos e complementares à resolução contenciosa de disputas, especialmente no âmbito fiscal-tributário.

A palestra de abertura será ministrada pelo Professor Leandro Karnal, trazendo uma visão histórica e filosófica sobre a evolução dos conflitos, dos consensos e da cooperação na sociedade humana. Os demais palestrantes do Painel 1 trarão também abordagens de outros saberes, como a psicologia, a comunicação, a inovação, a economia comportamental e o direito, para refletirmos sobre o necessário giro cultural que permitam a difusão da  Mediação e de outros métodos de prevenção e de autocomposição  de conflitos no âmbito da Administração Pública e, especialmente, do processo tributário.

Segundo estudo do INSPER, publicado no final de 2020, o Brasil já ultrapassou a marca de 5,5 trilhões de reais em dívidas tributárias submetidas a discussões judiciais e administrativas, nas esferas Federal, Estadual e Municipal.

A mediação se apresenta como um instrumento e, sobretudo, como uma nova mentalidade para reduzir os contenciosos de toda sorte e para prevenir futuras e intermináveis discussões fiscais e tributárias que assolam as contabilidades, os setores jurídicos e de compliance das empresas, assim como os departamentos competentes das Administrações Fiscais e os órgãos do Poder Judiciário.

O Seminário também trará apresentações e debates sobre outros métodos de solução e autocomposição de disputas, apresentando experiências na história da sociedade, na política nacional e internacional, bem como a capacidade institucional do Brasil de avançar nesta metodologia e no desenho de sistemas preventivos e resolutivos.

Nesta perspectiva é que o evento foi estruturado, adotando programação multidisciplinar, contemplando temas e expositores de renome nacional e internacional, visando a despertar o necessário giro cultural e jurídico que nos permita superar a preferência pelos regimes adversariais, em favor de concepções, modelos e métodos consensuais, introduzindo-os na área fiscal e tributária.

Trata-se de evento pioneiro e momento ímpar para disseminar este novo campo teórico e profissional junto aos Setores Público e Privado, às Mídias e ao público em geral, cuja proposta de diálogo e de formação de consensos faz oportuno contraponto a visões polarizadas e perspectivas adversariais, no cenário nacional e internacional.

 

Data: 20 e 21 de maio 

Horário: 9:00h até 18:00h 

O evento será realizado no canal da ABDF no YouTube gratuitamente. 

Ative as notificações para ser avisado sobre o início do evento:

Dia 1 (20/5)       Dia 2 (21/5)

Baixe aqui a programação completa!

Confira a programação completa:

 

Compartilhe

Data

20 / Maio / 2021 - 21 / Maio / 2021
Expired!
Categoria
QR Code