ABDF - Histórico ILADT

Histórico do ILADT

O Instituto Latinoamericano de Derecho Tributario é uma instituição privada de caráter civil que agrupa especialistas, entre estes, professores, advogados, membros da administração pública e do judiciário, que se dedicam ao estudo do Direito Tributário, em países de origem latina.

Seu surgimento se deu em meados do século XX. A primeira reunião aconteceu sob a iniciativa do Prof. Ramón Valdés Costa (Uruguai), que convocou, em uma primeira instância, colegas dos países vizinhos (Argentina e Brasil). A partir de então, dada a aceitação entusiástica que teve aquela iniciativa, o convite foi estendido aos especialistas que atuavam como professores em matéria financeira e tributária em faculdades latino-americanas.

Foi assim que, em outubro de 1956, realizou-se a Primera Jornadas Latinoamericana de Derecho Tributario, na qual participaram delegados oficiais de dez universidades da área e de três institutos dedicados ao estudo do direito tributário. Naqueles idos o estudo do Direito Tributário, enquanto matéria curricular das instituições de ensino, era raríssimo. Desde então o intercambio do ILDAT foi uma mola propulsora para a difusão do Direito Tributário nas universidades latino-americanas, seja a nível de graduação, seja a nível de pós-graduação.

Assim ao final da Primeira Jornada se decidiu “declarar constituído o INSTTUTO LATINOAMERICANO DE DERECHO TRIBUTARIO”. Todavia, a criação formal e definitiva se deu na Segunda Jornadas, que teve lugar no México em 1958, com a respectiva aprovação dos estatutos da Instituição.

No referido estatuto se enuncia, entre os objetivos do Instituto, promover o estudo e aperfeiçoamento técnico-jurídico do Direito Tributário; propiciar a criação de instituições científicas especializadas nos países latino-americanos; realizar jornadas científico-jurídicas e manter contatos permanentes com universidades, centro docentes, institutos e advogados especializados, assim como com outras instituições similares; e organizar uma oficina de informações sobre matérias relativas ao objetivo do Instituto.

No ano de 1962 o Prof. Valdés Costa desenvolveu uma série de atividades junto aos países latino-americanos do Pacífico e Venezuela a fim de sugerir a criação de Institutos especializados em problemas tributários, tarefa que teve pleno êxito. Referidos institutos nacionais se incorporaram imediatamente ao INSTITUTO LATINOAMERICANO DE DERECHO TRIBUTARIO, em que atualmente se agrupam associações de países latino-americanos.

CONGRESSO IFA 2017 - RIO DE JANEIRO 

Entre os dias 27 de agosto e 1 de setembro de 2017 na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

 

LOGO 4

De 2 a 6 de setembro de 2018, na cidade de Seoul, Korea.