ABDF - Apresentação

A ABDF

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DIREITO FINANCEIRO – ABDF foi fundada em fevereiro de 1949, por um grupo de tributaristas liderado por Gilberto de Ulhôa Canto e do qual participavam, entre outros, Erymá Carneiro, Tito Rezende e Rubens Gomes de Sousa.

O principal objetivo da ABDF é estimular os estudos de Direito Tributário,no Brasil. Para tanto, realiza cursos, seminários, palestras, debates e participa de eventos realizados por duas associações internacionais: a International Fiscal Association (IFA) e o Instituto Latinoamericano de Derecho Tributario (ILADT), sendo a entidade representativa dessas duas associações no Brasil.

Seu primeiro Diretor-Presidente foi Dr. Tito Rezende, que exerceu a função por 18 anos, sendo sucedido por Dr. Gilberto de Ulhôa Canto, que a exerceu por 28 anos. Com o falecimento deste em 1995, foi eleito para o cargo o Dr. Agostinho Tavolaro; em fevereiro de 1998, o Dr. Condorcet Rezende; em fevereiro de 2005, Dr. Ricardo Lobo Torres; em fevereiro de 2010, Dr. Sacha Calmom Navarro Coelho e em fevereiro de 2015, Dr. Gustavo Brigagão.

Dentro do escopo de incentivar a pesquisa e a produção científica a ABDF organiza e apóia eventos com repercussão nacional e internacional. Ao longo desses anos, coube à ABDF a honra de organizar os seguintes eventos internacionais: III Jornadas Latinoamericanas de Derecho Tributario (São Paulo, 1962); III Jornadas Luso-Hispano-Americanas de Estudios Tributarios (Rio de Janeiro, 1968); XI Jornadas Latinoamericanas de Derecho Tributário (Rio de Janeiro, 1983); 43° Congresso da International Fiscal Association (Rio de Janeiro, 1989), XX Jornadas Latinoamericanas de Derecho Tributario (Salvador, Bahia, 2000), I Congresso Internacional de Direito Tributário do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, 2005) e III Congresso Internacional de Direito Tributário do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, 2014).

Estatuto social

aabdf-estatuto

Diretoria

aabdf-diretoria

CONGRESSO IFA 2017 - RIO DE JANEIRO 

Entre os dias 27 de agosto e 1 de setembro de 2017 na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

 

LOGO 4

De 2 a 6 de setembro de 2018, na cidade de Seoul, Korea.